sábado, 25 de fevereiro de 2012

MINHA CAMINHADA ECOLÓGICA



Dia claro,
azul, o mar...
céu, que o vai encontrar
no horizonte pinto esse azul
do encontro de dois gigantes: mar e céu
tintas no meu papel...

Ah, e quando fico apenas a olhar distante
a linha do horizonte,
aqui nas brancas areias
qual sereia...
sinto-me contemplada pela vista
melhor não há!
barcos agora chegando para pescar...

E as gaivotas em seu voo raso, quase passam pela minha cabeça...
tudo é lindo, não tem maior beleza!
o mar é minha inspiração
toda vez que aqui estou
sentada nessa areia quente...
há carangueijinhos agora
na minha frente...

Eles são amarelos,
assim, nunca tinha visto antes
são diferentes, é verdade
produtos MADE IN MARICÁ
só aqui, você vai encontrar...

E os amarelinhos velozes,
correm para a água agora...
vem uma onda alta:
acho que de uns 4 metros
poucos surfistas vem aqui,
preferem Saquarema...
é mais chique talvez.
mas fico com a minha praia perto de casa
apesar de uma hora de caminhada
de odores especiais:
em minha caminhada,
encontro os eucaliptos
para perfumar a minha jornada...

Eu e meu atual marido,
carregamos sempre uma bolsa
para recolhermos folhas de eucalipto
dá um odor especial a nossa casa
quando o espalhamos pelo ambiente
ele se torna refrescante
odor natural
da mata, diretamente, para o meu quintal...

Fazemos a queima dele
espanta o mosquito!
a citronela é bem vinda,
repelente natural
desses inseto marginal...

E tudo isso me passa a mente,
quando estou pela mata...
mas ao chegar na ponte maior,
um dos caminhos que levam até a praia,
paro, e vejo outros pescadores,
agora, no rio sob a ponte
será que ali pescam alguma coisa?
o rio está feio, poluído...
pelo relaxamento dos moradores ali perto...
se fosse bem cuidado,
seria fonte de turismo
pois a vista é bonita!
dá vontade de fotografar...
mas com aquela "cara" de descuido
o rio, fica mudo...

Não importa agora para muitos,
mas deixo pra lá...
não vou mesmo mudar o mundo!
apenas tento do meu jeito
escrevendo aqui e ali
sobre a ecologia
que me faz sentir viva!

Aliás, sobre tudo!
Às vezes, acham que devo parar
falo demais, dizem...
pior, que sei que é verdade...
mas isso faz parte da minha personalidade!

O ecossistema, eu defendo
ainda mais, morando num paraíso como aqui:
Maricá, ainda não tem boa infraestrutura
mas dá gosto de se ver
a natureza em sua porta
quando o dia amanhecer...

FÁTIMA ABREU


Las 10 canciones más románticas de Alejandro Sanz

Nenhum comentário:

Postar um comentário