sexta-feira, 20 de março de 2015

A Minha Lenda Do Outono


 A MINHA LENDA DO OUTONO


( CONTO MITOLÓGICO LIVRE )


Ferônia era a deusa grega dos bosques, florestas e fontes. Os romanos lhe atribuíam também, o poder sobre o fogo e vulcões. Os camponeses que a veneravam, erguiam templos perto de lagos termais, onde a água quente era usada como curativa, abençoada pela deusa do calor.

*********

Certa vez, Ferônia veio dar uma olhada em seu templo, recém erguido pelos iniciados e camponeses da região. Teria de ter uma pira ao centro, era sua exigência. Satisfeita com o que viu, foi então até uma de sua fontes termais para banhar-se, o calor que emanava nesses locais, dava mais força para sua natureza divina  e poderosa...
Despiu-se dos trajes brancos finos e entrou na água. Não percebeu os olhares fixos, de alguns homens humildes que sonhavam em tocá-la.
Glauco, um dos deuses marinhos, veio ter com ela ali. Eles se amavam em segredo.
Se sabia: Deuses tinham tantas virtudes quanto defeitos de caráter, assim como os seres humanos que os veneravam. O ciúme era o principal sentimento de discórdia entre e eles.
Como Ferônia era muito linda e Glauco estava apaixonado pela deusa, se alguém soubesse no Monte Olimpo, seria um sério problema para ambos, visto que eles já tinham seus cônjuges...

Hécuba, a deusa da fertilidade, passava por perto e viu os dois amantes dentro das águas termais fazendo amor... Sem pestanejar, pois esse era o momento certo para usar de seus poderes, ela  enviou um jato luminoso sobre o casal, realizando assim,  a profecia de Heleno (seu filho e de Príamo):

" Quando o calor gerado pela deusa, tocar o corpo frio, de um deus marinho, novo ser surgirá "

Estava feito: Ferônia geraria então um novo ser, um deus como os pais, mas com as características de ambos: O calor e o frio. No que daria essa mistura? Um deus que seria chamado de Outono, semelhante ao clima dessa estação, nem fria tampouco quente.

Fátima Abreu

4 comentários:

  1. Possuímos as virtuosidades dos deuses , assim como seus desvios de caráter. Somos, portanto, fruto de um consciência maior, na qual a complexidade e o dualismo são suas principais qualidades. Ótimo texto. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a lenda, Fátima, obrigado por enviar-me o link, abraço! Convido-a a ler meus textos, se desejar interagir ficarei honrado. Ah, gostei de conhecer seu blog. Mais uma vez, obrigado!

    Aldrin Marcelo (poeta recantista)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo, pois fiquei feliz com a visitinha! Com certeza vou até o seu espaço no RL, assim que der aqui... O PC É DIVIDO PARA 3 PESSOAS EM CASA! Um abraço.

      Excluir
  3. Otimo texto. Conciso e inteligente.

    ResponderExcluir