domingo, 28 de abril de 2013

A TERCEIRA IDADE


 


  Quando se  envelhece só, apenas as palavras cruzadas, um café, chá com rosquinhas ou bolinhos, podem lhe fazer companhia.
  O ser humano nasceu para ter um par. Mas se ele se for antes do esperado, melhor procurar outro companheiro de seu agrado.
  Numa hora de precisão ou simplesmente de ter com quem conversar, não achar ninguém ao lado, é muito triste! A solidão na minha concepção, tem que ser uma escolha. No meu caso, eu não suporto. Não estou nessa faixa etária ainda, mas tenho esse pensamento:
Saber que não estou desacompanhada, que tenho alguém ao lado para partilhar momentos, sejam de alegrias ou tristezas. Flores ou lágrimas.

 Diferente quando temos alguém: Aprendemos mais com outra pessoa, do que talvez a vida inteira, se estivermos sozinhos.
  Na terceira idade atual, os idosos são bem mais dispostos do que nas gerações anteriores:
Hoje, o idoso aprende informática, faz exercícios em praças ou mesmo em academias, vai aos bailes para a terceira idade, excursões próprias para essa faixa etária, etc.
Geralmente escolhem um animal de estimação para os acompanhar, talvez seja a forma de compensar os filhos já adultos e que formaram sua própria família. Existe dentro deles ainda, a necessidade latente de cuidar de alguém, mesmo que esse alguém, seja seu gato.
Querem se sentir vivos e atuantes!
Usam dos últimos anos de sua vida, com mais gosto. Não apenas deixando o tempo passar...
  Quem dera meus avós,
 tivessem aproveitado disso tudo!

Fátima Abreu
 












Nenhum comentário:

Postar um comentário