quarta-feira, 29 de maio de 2013

Artigo: Interpretação de Textos



Não sei se as pessoas tem dificuldade de interpretação de textos, se os professores de língua portuguesa não estão fazendo bem seu trabalho, enfim... Percebo que algumas pessoas que comentam meus poemas no Luso ou no Recanto das Letras, não entendem a mensagem do que eu quis expressar ali.

Outro dia, em um programa de TV, ouvi falar que um nosso autor muito conhecido, teve seu texto numa prova de vestibular. Quando os candidatos foram interpretar, alguns entenderam, outros, quase nada.
Mas, o pior foi que aqueles que entenderam, receberam a resposta como errada, pelos professores que corrigiram a prova.
 O autor, ao ler a reposta dada como correta pelos professores, discordou: Pois não era aquilo que ele enviava como mensagem em seu texto, e sim, o que os candidatos antes, tinham achado mesmo...

Se acontece isso com um autor bem conhecido como LFV, que dirá com aqueles que ainda não são? Sim, a questão da interpretação é bem diversa, porque cada um entende as coisas de sua maneira, entretanto, há de se ter uma ideia geral do que um texto enviado, tem como mensagem global.

Como essas 3 fotos minhas acima: Em cada uma pareço de um jeito. Na primeira pareço até meio sofisticada, elegante... Já na segunda, pensativa, sonhadora... E na última, diria que é a uma pessoa que está pronta apenas para tirar a fotografia naquele momento, simulando um sorriso.
Mas quem sabe que sou eu, reconhece a Fátima Abreu.

No poema: VERSOS ESQUECIDOS

Tenho versos esquecidos,
No baú da minha mente:
Palavras nunca ditas, tampouco versadas.
Sinto a ânsia de expô-las agora...

Um arrepio percorre meu corpo.
Um frio, não se sabe de onde vem...
Nem o porquê.
Uma presença, faz com que eu escreva...

Talvez não seja frio
Quem sabe, uma chama acesa?

Cobrindo de paz, o frio na espinha dorsal.
Para que isso, não me faça nenhum mal.

A mão presente, segue escrevendo
Pena ou caneta?
Papel ou tela?
São pensamentos legitimamente meus ou dessa 'presença'?

Escrevendo rápido, como se o tempo estivesse escasso...
Pensamentos adequados?
Não me reconheço, não sou eu, definitivamente...
Toda essa 'inspiração momentânea' vai passar...
E voltará certamente,
Ao meu verdadeiro versar...

Tenho versos esquecidos na mente...
No baú da minha alma,
Talvez da outra pessoa que fui,
Numa vida pregressa.
Uma alma que vive dentro de mim,
Resquícios que o "Esquecimento Azul"
Deixou passar...

Fátima Abreu

Uma pessoa comentou no RL, uma coisa que nada tinha com a mensagem que eu intencionei passar adiante!
Ela interpretou que eu estava mesmo com versos, palavras e frases esquecidas...
Mas, o meu poema tem uma mensagem transcendental, espiritual, como uma entidade falando por mim. Ela não percebeu nada disso! Ainda colocou:
"É só lembrar... e começar a escrever que muito verso bonito, aparecerá, menina!"
No luso essa semana, ocorreu o mesmo, em outro poema. O que me deixou pensando que ou eu não me faço entender ou as pessoas tem mesmo essa dificuldade de interpretar textos, principalmente poemas.

Fica a dica aos professores de plantão: Exercitem isso dentro das salas de aula.
Fátima Abreu




Nenhum comentário:

Postar um comentário