terça-feira, 3 de setembro de 2013

E A MULHER EVOLUIU... (MAIS DO QUE O HOMEM)


Evolução: Melhoria

A mulher evoluiu muito mais do que o homem no último século. Por que afirmo isso?
Simples: Ela saiu dos parâmetros de dona de casa, que recebia o esposo quando chegava de mais um dia de labuta, cuidando durante o dia, dos filhos e do lar, para uma jornada dupla de trabalho, ganhando mais espaço no mundo lá fora.
O homem não. Ele ficou estagnado no que sempre fora.
A mulher venceu barreiras de todos os tipos: Social, racial, sexual, trabalhista, etc.
A dona de casa dos anos 20/30 (na primeira figura), cuidava de bordar, costurar, lavar e passar impecavelmente, as roupas da família.


Mulheres na Cozinha

Outra preocupação: A cozinha!


Mulheres na Cozinha


A mulher dos anos 50/60, já preocupava-se em seguir o famoso "Modo de vida americano", que o capitalismo dos EUA, impunha com novas facilidades para a cozinha por exemplo: 
Geladeiras, fogões de  seis bocas, fornos e torradeiras elétricas, cafeteiras e batedeiras.
Donas de casa de toda parte, sonhavam com esses objetos, para facilitar seu dia a dia na cozinha: Fazendo mais pratos apetitosos para sua família.

O "Modo de vida americano " tinha até manuais para uma mulher tornar-se boa esposa e mãe!
Aconselhamentos, que hoje diríamos, de total submissão ao marido, (que não vacilaria duas vezes para traí-la com alguma "beldade" a quem conhecesse) e "prisioneira" de uma vida no lar, pois a jornada começava cedo com o café da manhã, e depois a limpeza da casa (que deveria ter o piso encerado e passar óleo nos móveis, para sempre estarem lustrosos), seguindo então, ao preparo do almoço para os filhos. 

Depois disso, arrumada a cozinha, (as panelas deveriam ser impecavelmente  brilhantes) poderia olhar as lições dos filhos e ajudá-los. Pouco depois, cuidava do lanche da tarde e  colocava-os para o banho. Seguia-se de preparo do jantar (caso não houvesse sobrado do almoço), e esperava pronta e cheirosa para a chegada do esposo ao lar. Jantavam todos juntos. 

Logo, seguia para a cozinha, arrumar novamente... Cansada, via um pouco de TV ( se já tivesse esse aparelho em casa, porque era artigo de luxo na época) ou escutava o rádio com seus familiares. Poderia fazer algumas costuras, bordados inacabados, ou ler um livro em voz alta para seus filhos. Assim terminava  a noite.
No dia seguinte, tudo novamente...



Aquela que não mantivesse esse ritmo, era rotulada de  desleixada, ou preguiçosa.
Uma sociedade machista, onde a mulher só servia para dona de casa, ser mãe e dar ao marido seus serviços sexuais, ao deitar-se no fim da noite. 
Que bom a sociedade ter mudado!
Eu confesso que mesmo não tendo sido dessa época, fui criada nesses modelos e por muitos anos foram de total dedicação ao lar e família. Esquecendo de mim e deixando minha saúde em segundo plano.
 Como eu disse no início desse artigo: As mulheres evoluíram, mudando seu jeito de ser.
Almejaram e e conseguiram!Mulheres na Cozinha 
Os homens que me perdoem, mas a antiga sociedade machista, já não existe no ocidente. Dessa forma, somos todos mais felizes:
Melhor que ter um autômato, (um "robô faz tudo em casa") é ter uma mulher satisfeita e ajudar a dividir as despesas, não é mesmo?

Fátima Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário