sábado, 8 de fevereiro de 2014

ENCONTRO CASUAL -CAPT 3



Acontecera havia tanto tempo... Mirthes também relembrava quando entregou a menina recém nascida, ao casal que havia perdido a única filha, em acidente trágico:  A menina de então 9 anos, atravessava a rua distraidamente, lendo uma revistinha em quadrinhos, quando aquele ônibus sem freios a pegou.
Foi com alegria que receberam a bebezinha, no lar, acreditando que Deus havia lhes dado novamente a mesma menina perdida, uma ano antes: Eram franceses espiritualistas e acreditavam na reencarnação.
Até os olhos e a testinha da criança relembravam a filha! Resolveram então dar-lhe o mesmo nome da falecida, passando a bebezinha a ser chamada de Micaela.

O destino se escreve  sozinho, e puderam acompanhar a nova filha até os 15 anos. Entretanto, um acidente de carro, pois fim à  felicidade que havia encontrado com  Micaela. Numa estrada, que estava coberta por neve, o carro deslizou e bateu numa árvore. O casal morreu na hora, mas Micaela que estava no banco de trás, conseguiu sobreviver, saindo do acidente com pequenas escoriações apenas.
Agora era uma filha que ficava sem os pais. Depois que saiu do Hospital, pegou suas coisas, entregou a casa ao senhorio e foi embora pedindo carona pela rodovia. Seu objetivo era ir para bem longe para que ninguém viesse procurá-la para colocar numa instituição até a maioridade. Ouvira falar que as meninas sofriam abusos de funcionários, no orfanato de sua cidade. Não estaria disposta a isso: Preferia correr mundo, do que ser violentada!

E essa era a verdadeira história de Micaela.
Mirthes não desconfiava  o tanto que sua filha já havia passado nos últimos anos. Trabalhando em casas de família como arrumadeira, Micaela lutava para sobreviver e depois, já adulta, em empregos temporários que só garantiam uma refeição por dia...
O filho, dera mais sorte, mas também disso, Mirthes não sabia...
Duas vidas que tomaram rumos diferentes!
Agora, um encontro casual os colocara frente a frente...
Mas, os gêmeos não desconfiavam de seu parentesco tão próximo. Muitas coisas teriam que acontecer antes disso ser descoberto...

Apenas duas pessoas poderiam  descortinar a verdade: Mirthes e sua irmã Corine.
Nesses anos, tornaram-se sócias.
Depois de muito bater a cabeça, em empregos onde não chegava a lugar algum, Mirthes pediu ajuda de Corine.
Com a irmã custeando, fizera um curso de figurinista,  e começou a produzir as peças que criava, pois Mirthes costurava bem e Corine bordava também, desde quando eram crianças.
 Juntas, alugaram uma pequena loja. Foi o começo de um grande sucesso. Atualmente estavam com 3 filiais de sua grife.

************************


Jordi Labanda
Uma moça de cabelos pintados um pouco manchados com restos da tinta anterior, entrou na loja e mostrou o jornal, dizendo estar interessada no emprego de balconista.
 Durante os meses de novembro e dezembro, contratavam mais pessoas, por causa das festas de fim de ano. Eram pelo menos 2 meses garantidos de sobrevivência para Micaela! Se fosse bem, quem sabe poderiam efetivá-la? Acontecia isso quando uma novata se destacava, ela sabia...

A recepcionista a levou ao Departamento Pessoal, onde seria entrevistada.
Corine estava lá.  Apertaram as mãos. Corine pediu que se sentasse.
Apresentou-se como uma das sócias.
Ela então, lhe deu uma folha  para que preenchesse: Continha perguntas a serem respondidas e dados pessoais.
A entrevista era apenas isso: Responder ao questionário e colher informações.
Micaela nunca tinha visto tal procedimento, mas, limitou-se  a pegar o papel e escrever tudo que ali se pedia...
Corine a observava. Notou um suor pelo seu rosto, revelando ansiedade.
Acabando de responder, Micaela entregou o papel de volta para Corine, que leu cada linha muito atenta.

Olhou de volta, bem nos olhos da moça e disse:
_ Bem, está tudo certo. Não há nada que eu discorde nas suas respostas; sua lista de empregos anteriores, mostra que é bem versátil e que pode trabalhar em vários departamentos.
_ Isso quer dizer que estou contratada, senhora? Posso começar hoje mesmo?
_ Sim, está. Agora apenas deixe seus documentos no DP. Em seguida, vá apresentar-se também a minha irmã, Mirthes, para que ela lhe dê instruções, pois sei que não vai querer-lhe como apenas uma balconista: Você é bonita pode ser útil  como uma apresentadora de nossas peças.
_ Modelo?
_ Não é isso... É a pessoa que apresenta as coleções, quando há os desfiles e também divulga nas revistas de moda e afins. Vamos dizer que seja uma 'secretária' para serviços extras.
_ Ah, sim... Bem, então vou fazer o que me mandou já! Obrigada pela chance, madame Corine.
_ Não tem que agradecer. Faça bem seu novo trabalho, estarei observando. Se der bons frutos, poderei dar-lhe um cargo fixo.
 Micaela sorriu ao ouvir isso e apertou mais uma vez a mão estendida.
Corine a observou enquanto fechava a porta.
Pensou então:
" Essa moça me lembra Mirthes, não sei se por ter passado por vários empregos, ou algo mais..."
Voltou ao trabalho. Observaria a novata e com certeza, com o tempo descobriria o que lhe causava aquela sensação...

(continua)

FÁTIMA ABREU



Nenhum comentário:

Postar um comentário