sábado, 14 de junho de 2014

Artigo: O capitalismo dos blogs das "Patricinhas"


                                                                    Eu e Catarina


Hoje vi numa emissora de TV a cabo, um programa sobre as blogueiras de sucesso e atualmente 'endinheiradas' por conta disso.
Não sei, mas, como sou atualmente mais pobre do que já fui antes, fiquei um pouco indignada:
Pois todas as figuras mencionadas, conseguiram o sucesso através de blogs sobre moda, maquiagem, fitness, etc.
Concluí duas coisas:
* Uma pessoa vaidosa procura espaços na web que são do seu tipo de vida ou comportamento.
Nada mais além disso.
Ou seja: Coisas que são de seu interesse para manter a forma e cada vez mais melhorar seu visual.
Dessa forma, gera também interesse de propaganda de marcas (parcerias no blog)que vão desde cosméticos, roupas e calçados, até academias, alimentação natural e objetos para fitness...

* Blogs literários ou de outro tipo de variedade, só interessam momentaneamente. São menos acessados e portanto, pouco procurados para parcerias com lojas e produtos a serem anunciados.

Minha filha caçula Thalia Catarina, disse para mim, ao assistir o programa comigo:
- Mãe, você tem que mudar seu blog para ganhar dinheiro!

Eu fiquei meio chateada com isso.
Sei que não posso dar quase nada a mais para ela.  Tampouco, sou apta a trabalhar fora, por motivos vários, inclusive meus lapsos de memória...
Vivo de uma pequena pensão que atualmente só paga contas.
Hoje por exemplo, tenho apenas 1 Real. O que recebi no pagamento de Junho, já acabou.

Catarina ainda não tem emprego, faz 17 anos em agosto, e está terminando o secundário esse ano.
Tudo é difícil nessa idade, pois os sonhos são grandes e geram expectativas...
Ela sonha alto.
Já eu, não posso mais do que faço.

Se para ganhar dinheiro, eu tenho que chamar a atenção no meu blog, de uma forma que não é a minha linha de pensamento ou modo de vida, vou ficar pobre por muito tempo.
Não sei ser fútil. Sou uma pessoa simples.
Falo dos meus problemas e sentimentos abertamente aqui nesse meu espaço na web.

Mudar isso, seria quase que me vender ao capitalismo geral que eu tanto detesto e a futilidade que abomino.
Essa então, é crescente nas pessoas. Essa cultura do " tem que ser fashion, linda, estar em forma", não é para mim.

Meu blog tem o nome de LAR, não é por outro motivo senão, ser a minha casa aberta para que todos entrem, sem bater.
Conhecem minha vida, tomam café comigo, leem minhas poesias e contos, artigos e a propaganda de meus livros.
Se sou querida, continuam a me ler.
Se não gostarem de algo aqui, desculpem, mas nem Jesus agradou a todos quando andou pela Terra...

Nunca fui contatada para essas parcerias de lojas e produtos. Acho que nunca serei.
Meu blog é minha casa, moldada da minha maneira. Certamente literatura não interessa para gregos e troianos.
Mas isso implica em dizer que tenho leitores seletos: Intelectuais ou pessoas que gostam de boa leitura, que abram suas mentes.
ISSO, BLOGS DE 'PATRICINHAS' NÃO FAZEM...


Fátima Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário