quinta-feira, 1 de setembro de 2016

ANTES TARDE, DO QUE NUNCA... Reeditado

REEDITADO


(REBECA & SERENA)

Sopravam os ventos lá fora, afastando o calor do verão intenso!
Sinal de chuva...
Rebeca se debruçava na janela, aguardando não sabia bem o quê...
Talvez fosse por nada ter para fazer.

Pensava no que tinha sido antes:
Mulher bem decidida, embora algumas vezes fosse até ingênua...
Tirou da vida muitas lições, pensava que conhecia bem os homens,
ledo engano! Sentiu-se por instantes deprimida...
As escolhas que fez, não foram boas nessa vida.

Caminhou até o sofá e sentou-se, arrumando uma almofada nas costas doídas.
Deixaria que  o som da chuva que já começava a cair, chegasse aos seus ouvidos, como se fosse um bálsamo para seus pensamentos... Vida dura, de dores e lamentos!

O som da campainha a despertou daqueles devaneios. Era a vizinha do lado, Serena, queria ter com quem desabafar,  não tinha família ali, naquele lugar...

Rebeca pegou-lhe a mão e disse em tom de amizade, sincera:

_ Diga tudo que lhe incomoda, não julgo, apenas escuto...
_ Ah, Rebeca! São tantas coisas minha amiga... Já ouviu o ditado: 'RUIM COM ELE, PIOR SEM ELE?'
_ Sim, claro. E o que isso tem, com o que quer me contar?
_ Estive só por uns tempos, você sabe, até que conheci esse homem, que é o oposto de mim, mas que não posso viver sem ele! Sem ele eu não me sinto segura, não tem quem me ajude, não tem quem cuide de verdade de mim... Sem ele, não teria o que preciso na cama...
Isso tudo ele faz, e bem! Embora tenhamos problemas de outras formas...
O dinheiro nunca dá, lá em casa. Já o que mais me irrita na personalidade dele, é que se trata de uma pessoa que não acredita em nada, e debocha de quem acredita!
Além disso, pago com minha língua, pois no passado, deixei de casar com um homem rico pelo fato dele beber muito e fiquei com medo de sofrer.
Hoje, estou com esse outro, que é um homem  que me ajuda muito, mas, quando bebe, se transforma totalmente: Diz nomes horrendos, grita coisas que não são verdades, acaba quebrando alguma coisa por onde passa... Acho que os vizinhos já notaram... Sinto-me mal com tudo isso.
_ É amiga situação difícil essa... Mas olha, confia em Deus, porque não há mal que dure para sempre... Quem sabe ele não muda, fazendo um tratamento?
_ Você não o conhece... Ele não iria... E só te tocar nesse assunto da bebida, ele já fica alterado, de mau humor... Diz que faz parte da pessoa que ele é, artista tem que beber, é quase um estilo...
Além de tudo, é muito radical porque acha que tenho que fazer as coisas da maneira dele sempre, eu já disse para ele que as pessoas são diferentes, que ninguém pensa igual nesse mundo!
_ Então amiga, o que vai fazer, já pensou em alguma alternativa para o seu convívio com ele?
_ Já, mas nada que desse certo. Se fico sem ele, quem cuida de mim? Os filhos que moram longe? Ficar só para mim, está fora de cogitação, além da ajuda que ele me dá, eu preciso da figura do homem da casa: Já pensou se algum bandido sabe que mora uma mulher sozinha, por essas bandas? Seria correr até risco de vida! Imagina se entram em minha casa, roubam, fazem o que quiserem comigo, ou até matam! Já com um homem do porte dele, aqui comigo, pensariam 2 vezes antes de entrar na minha casa... Você sabe que a figura dele, impõe respeito!
_ Sim, é verdade...
_ Tem também as minhas necessidades de mulher... Não consigo viver sem estar sentindo as emoções femininas da paixão...
_ Serena, o que eu posso dizer sobre tudo isso? Nem eu mesma saberia, porque na verdade, encontro-me quase na mesma situação... A gente pensa que é esperta, que vai fazer tudo certinho da próxima vez, e quando chega a hora, repete os mesmos erros, o que é uma burrice, mas acontece!

As duas amigas tomaram café (que Rebeca foi fazer na cozinha) e assistiram um pouco de TV, para distrair os pensamentos. Foi quando deu no telejornal, a notícia de um acidente na estrada, perto dali, onde moravam,  o companheiro de Serena, estava entre as vítimas.
Ela pegou a mão de Rebeca e apertou forte...
Não podia acreditar que ele estivesse morto! Estavam falando instantes antes, sobre ele!

_ Calma, Serena... Ele pode estar vivo, apenas ferido. Vamos até lá, saber de tudo.

Rebeca fechou a porta da casa, abriu o guarda chuva, abrigando sua amiga também, e foram até local. Quando lá chegaram, os paramédicos cuidavam de saber quem ainda vivia e quem estava morto.
A chuva aumentara torrencialmente... Rebeca, olhava a amiga com dó.
Serena se aproximou de Sérgio e passou a mão no cabelos cacheados dele, dizendo:

_ Você não vai me deixar, não é? Prometeu que ficaria comigo para sempre, no dia que nos conhecemos...

O paramédico tentou afastá-la, mas foi inútil, ela se agarrou a ele e Sérgio em seu último suspiro disse:
_ Eu estava voltando de uma reunião no AA...
Ela levou as mãos até a boca, e deixou as lágrimas caírem...
Nada sabia sobre isso, ele nunca dissera que havia estado  no AA, antes...

Serena, dentro do coração tinha uma só certeza:
Ele estava agora salvo do vício...

Moral: 'Antes tarde, do que nunca'!

Fátima Abreu

NOTA:
REBECA E SERENA TAMBÉM ESTÃO NO MEU LIVRO: "A TRILOGIA DO CÍRCULO" E "1001 LIBERDADES"
SE QUISER EM EBOOK, ENVIE EMAIL PARA:

 fatuquinha@gmail.com

CUSTA APENAS 10 REAIS CADA EBOOK,  E O DEPÓSITO PODE SER FEITO EM CASA LOTÉRICA PARA FACILITAR.
ENVIO OS ARQUIVOS, PELO EMAIL DE CONTATO .
PEÇA JÁ O SEU!



Um comentário:

  1. Sinistro... A vida por um fio... Nem sempre um final feliz termina com "felizes para sempre".

    ResponderExcluir