sábado, 8 de outubro de 2016

DUETANDO COM PABLO NERUDA



Algum dia em qualquer parte, em qualquer lugar indefectivelmente te encontrarás a ti mesmo, e essa, só essa, pode ser a mais feliz ou a mais amarga de tuas horas.
Pablo Neruda

E nesse reconhecimento, está o momento seguinte... 
Lágrima ou riso.
Fátima Abreu Fatuquinha

********************

"Já não se encantarão os meus olhos nos teus olhos,
já não se adoçará junto a ti a minha dor.

Mas para onde vá levarei o teu olhar
e para onde caminhes levarás a minha dor.

Fui teu, foste minha. O que mais? Juntos fizemos
uma curva na rota por onde o amor passou.

Fui teu, foste minha. Tu serás daquele que te ame,
daquele que corte na tua chácara o que semeei eu.

Vou-me embora. Estou triste: mas sempre estou triste.
Venho dos teus braços. Não sei para onde vou.

... Do teu coração me diz adeus uma criança.
E eu lhe digo adeus."

Pablo Neruda 

 ***********

Adeus... E nunca foi o último na verdade...
Porque levo-te junto a mim em cada instante em que subtraio o ar.
Levo-te também nas canções que os meus ouvidos sorvem.
Lembranças de momentos de nossa completa intimidade conjugal.

Ah, quisera que amar não fosse esse conjunto de querer lembrar e ao mesmo tempo esquecer!
Quisera arrancar do peito toda a agonia do dia da despedida!
E quando, amor meu sei que grita meu nome no breu da noite, se revirando e tentando não pensar em mim...
Eu correspondo cá, de alguma maneira, pois o sono se vai embora, pela noite inteira...

Fátima Abreu Fatuquinha

********************

"...Te amo e não te amo como se tivesse
em minhas mãos as chaves da fortuna
e um incerto destino desafortunado.

Meu amor tem duas vidas para amar-te.
Por isso te amo quando não te amo
e por isso te amo quando te amo." 

Pablo Neruda


*******************

Te amo e nenhuma forma de amar é igual a que sinto por ti.
Te amo, sim, ainda que isso doa muito em mim.
Meu amor, já não tem duas vidas, como tu o dizes...
Todavia, sim, múltiplas:
Quantas eras venho te amando?
 Ah, não sei... Só Deus sabe a resposta certa!

Fátima Abreu Fatuquinha
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário