domingo, 14 de maio de 2017

DINÂMICA NOVA DA IP: " Você é responsável por aquilo que cativas?" Sim ou Não?


Nova dinâmica da IP, meu grupo no whatsapp:

 " Você é responsável por aquilo que cativas?" Sim ou Não?

 E  justifique sua resposta.
 Teremos convidados especiais, começando com meu amigo:


Marcos José (convidado)

Excelente enquete! Eu já li sobre isso, vi o vídeo do Fábio de Melo e concordo 100% com ele.
Não somos responsáveis por quem cativamos porque essa também é uma das formas de manipulação velada.
Tenho aversão às pessoas que usam o emocional para fazer chantagens com outras e, essa frase do pequeno príncipe é um dos maiores exemplos dessa manipulação.
Acho que apenas somos responsáveis por nossos filhos enquanto eles não tem discernimento e ainda não chegaram na idade adulta.
Qualquer outra forma de se sentir responsável pelo outro, se isso for encarado como um compromisso ou algo que não venha naturalmente do amor é, certamente, manipulação.
Muitas das vezes ela vem explícita e na maioria delas vem em forma ou de uma pessoa "frágil", ou "sensível" , mas essa carência que vai nas pessoas é o que estraga muitas das vezes as relações porque algumas pessoas se iludem que são donas, proprietárias, possuidoras do outro e, por isso, se acham no direito de cobrar coisas e cobrar "amor e fidelidade", como se isso pudesse ser imposto...
Ainda existe muitos sanguessugas de alma desse tipo, muitos vampiros que sugam as forças das pessoas que se deixam manipular por falta de coragem de cortar isso ou até mesmo por ter aceitado a culpa que o outro depositou nele.
Muito triste porque isso existe ainda muito e eu sempre me afasto desses vampiros travestidos de pessoas frágeis porque eles, jogam a culpa para você se sentir culpado e eles continuam sendo sempre as vítimas incompreendidas do universo.
Graças a Deus, sou vacinado contra isso!!!
Amei a enquete!
Obrigado por me convidar!


Naná Aziati (IP)

Eu sempre acreditava nessa citação do livro O Pequeno Príncipe.
Mas eu cresci, coisas aconteceram e aprendi muitas coisas.
Eu acredito que todos temos nossas escolhas. E toda escolha tem suas consequências.  
Não podemos nos sentir responsáveis pelas escolhas das outras pessoas. 
Afinal, cada um tem o seu livre arbítrio para fazer da sua vida o que achar melhor.
Respeito, lealdade, fidelidade, companheirismo, é fundamental em qualquer relação.
Mas ninguém é de ninguém.
Seja no amor, na amizade, na família... 
Então temos que ser responsáveis por nós mesmos e nossas escolhas.
Não pelas escolhas dos outros seja em qual sentido for.



Sílvio César ( IP)

Discordo totalmente desse padre.* A postura dele nunca me agradou, acho que ele quer ser muito pop star, muito diferente do padre Marcelo, que deixa a vaidade da lado.
Todo o raciocínio dele é porque ele julga que tudo que é virtual, seja mentiroso.
Se você cativa alguém com sinceridade e respeito, você é responsável sim, em continuar agindo sempre do mesmo jeito, com honestidade e respeito.
Agora, se você não é capaz disso, é porque você não foi sincero de coração... Que deve ser o caso desse padre.

* Só para constar, não é sobre religião que ele fala. E Sílvio César é católico.


Vitor Carvalho (convidado)

Boa pergunta... Complicado dizer... Cabe a pergunta o que é ser responsável?
É uma obrigação "auto imposta" ou um "contrato social"?
Só me considero responsável pelo que cativo conscientemente...
O que cativamos de modo in ou subconsciente, não pode ser atribuído ao indivíduo, como uma de suas responsabilidades, a menos que ele as assuma como tal...
Nesse caso a pergunta deveria ser reescrita: Você se responsabilizaria pelo que cativas?


[06:28, 11/5/2017] Delon: DINÂMICA
(Saint Exupéry )
Autor de "O Pequeno Príncipe"


Você  é responsável por tudo aquilo que cativas.


Delonir Cavalheiro (IP)

Concordo.
Mas que não se confunda.
Ninguém é responsável pela vida dos outros, seus atos ou suas escolhas.
Cada um é responsável por suas escolhas.
Você é responsável pelo sentimento que conquistou. Seja ele qual for.
Somente por isso. E o que você  faz com relação.
A isto, é de tua responsabilidade.
Você não é responsável pelo que o outro faz da vida.
Influenciou?
Ainda foi escolha do outro, seguir você.
Tenha cuidado com aquilo que cativas.
Tenha cuidado com quem é, o que influencias...                       
Isso dá um debate interminável!


Maria Fernanda  (IP)

Tema: Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.
(Antoine de Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe" 😌
Sobre Padre Fábio de Mello: sou Fã!

Super concordo com a minha responsabilidade e vou explicar o meu ponto de vista:
Fátima Abreu e Delonir Cavalheiro são escritores com público direcionado, logo são responsáveis por esses leitores!
"Mãe Fattú e Pai Delon" me cativaram sem muito esforço, como filha adotiva virtual.
Já eu tenho dificuldade em cativar as pessoas (tenho personalidade forte)  mas, é  meu dever cuidar do amor, carinho e amizade, a meu conquistei (cativei).

Conheço uma menina especial chamada Marcelly de 6 anos de idade, e toda vez que marcamos visitas para ela, só de ouvir meu nome, ela fica eufórica!
Porque minha irmã e eu, conquistamos a confiança dela e cativamos a amizade...
Então como  dizer dessa forma que sou livre, sem responsabilidades e não ir mais visitar a criança? Pois, para mim (que me perdoe Padre Fábio)  digo que essa responsabilidade é fundamental.
Tanto quanto a disciplina e as regras da vida!

Também penso no primeiro mandamento:
"Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo"
Lembrando que nosso inimigo também é nosso próximo!
 Bem, nesse mandamento ficou claro a nossa responsabilidade.
 E falando espiritualmente: Claro que é minha responsabilidade cuidar de tudo que eu cativei ao longo desta vida, ou não teria sentido passar por aqui, sem colher nenhum fruto;
Certamente, os quais eu sei que responderei pelas escolhas que fiz.
Então, acho que não sou responsável pela vida ou pelas escolhas de cada um, afinal, cada um tem seu livre arbítrio!
TODAVIA, AS MINHAS ESCOLHAS ASSUMO, E ME TORNO RESPONSÁVEL ABERTAMENTE POR ELAS.


Lílian Furtado (IP)


"Tu te tornas eternamente responsável por aqueles a quem cativas", segundo o livro citado: Sim ou Não?
A minha opinião é que depende da situação vivenciada.
Nos tornamos responsáveis por aqueles a quem cativamos quando a nossa pretensão é justamente cativá-lo. Ou seja, propositalmente, despertamos o interesse de determinada pessoa e alimentamos esse sentimento fazendo com que a pessoa se sinta cativada por nós.

Até que chega o dia em que embora não tenhamos mais o mesmo interesse de outrora, deixamos o outro na ilusão a respeito dos nossos sentimentos sobre ele, sem revelar a verdade sobre nós.
Todavia, quando resolvemos lhe falar a verdade, deixamos de ser responsáveis e libertamos o outro de nós mesmos.
Porém, caso ele ou ela, se mantenha nosso cativo tendo consciência dos nossos sentimentos, a decisão e a responsabilidade é toda dele.
Não mais da outra pessoa que lhe abriu os olhos.
O que não existe na minha opinião, é o "eternamente responsável" , uma vez que eu sou responsável por aquilo que eu digo e faço, e não pelo que o outro faz, ou entende em relação a mim.

Penso que se desde o início, deixarmos claro ao outro, acerca das nossos sentimentos sejam eles de amizade ou de amor, o outro não poderá atribuir nenhuma responsabilidade a nós.
Pois, não somos responsáveis nesse sentido pelo que despertamos, quando o outro está plenamente ciente do que verdadeiramente queremos e esperamos dele.
Nesse sentido concordo totalmente com o Padre Fábio de Mello.



Eu, Fátima Abreu Fatuquinha ( IP)

Sempre fiquei na dúvida entre uma coisa e outra, dos tópicos em questão nessa dinâmica.
 Sei que isso se deve à minha personalidade dúbia. Uma acha uma coisa, "a outra" acha o oposto.
 De certo, a Fatuquinha dentro de mim, que é consoladora, afetiva, mãezona, irmã, e espiritualista, acha que a citação do livro, está correta. Já a Fátima Abreu, muito mais liberal, discorda.

Essa enquete foi justamente para saber, o que a maioria acha desse assunto tão complexo.
 
Digo se tivesse a terceira pessoa dentro de mim, talvez resolvesse essa peleja de sentimentos.
Mas, as duas brigam entre si...
 
O que dizer? Acho como Fatuquinha, que se eu cativei a tal ponto das pessoas nutrirem um sentimento, seja de amor ( no caso do Fábio, meu ex, e homônimo do padre em questão), carinho ( amigos da Ip que tenho como família) ou amizade ( aqueles que conheci na web, nesses anos todos, que me seguem e continuam sendo amigos fiéis seja da minha escrita ou no meu cotidiano), devo corresponder sempre a isso da melhor forma, ajudando, consolando,  orientando se me pedirem opinião...
Porque eles foram cativados e devo isso à eles!

 Como Fátima Abreu, sou diferente. Essa "outra" dentro de mim, é mais livre em relação à prender-se demasiado à alguém. Acha que cada um segue o caminho que escolheu e ponto final. Não tentaria interferir diretamente em nada (a menos que lhe fosse cogitado isso), por não se sentir responsável a não ser por ela mesma e a filha, que ainda mora com ela, Catarina. E tão somente enquanto mora. Porque depois, cada ser humano toma seu caminho.
A escada da evolução é individual, embora tenhamos que ser seres da coletividade.
Dividimos o mesmo orbe terrestre, mas, temos óticas diferentes, porque ainda temos nossa individualidade latente.

Fica então dessa forma, minha exposição para fechar minha parte nessa dinâmica da IP:
Depende da situação em que se está envolvido, para agir de uma forma ou de outra.
 Ou seja: Como na citação do livro O PEQUENO PRÍNCIPE, ou como o Pe FÁBIO DE MELLO, sugere no vídeo.
O livre arbítrio ainda é nosso. Façamos nossas escolhas, segundo o momento vivenciado.

 Fátima Abreu Fatuquinha



Ivete Briz  (IP)

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"
 Essa bonita frase faz parte do livro O Pequeno Príncipe de Antoine Sant' Exupéry.
Na minha opinião, concordo com o autor cativar  é conquistar.
Agente realmente  tem que tomar cuidado quando conquistamos alguém, pois a gente tem a responsabilidade de lembrar e pensar na pessoa, da mesma forma que elas lembram da gente.
Basicamente, temos que cuidar de nossos amigos enquanto eles estão por perto, e quando eles estão longe, temos a responsabilidade eterna de não deixar a lembrança da pessoa se apagar de nossos corações.
Carinhosamente,

___Ivete Briz



















2 comentários:

  1. Boa noiteee !! Bom abraço apertado no meu amigo Silvio !!
    e parabéns aos que conseguem ver de forma diferente !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nandinha, agora q vi seu comentário, filhota.
      Um beijo e um abração, pq vc fez a dinâmica e ainda veio comentar, isso sim é trabalho completo! Te amo <3

      Excluir