quarta-feira, 16 de maio de 2018

MÊS DE MAIO- DINÂMICA: FUI/SOU UM FILHO(A) ASSIM...

MAIO
MÃE
MIMO
MARIA
MEIGUICE
MOMENTO
MARAVILHA



Dinâmica:














Lílian Furtado:




Como eu me senti como filha em relação a minha mãe.

Bem, perdi a minha mãe com quase 16 anos em 1993, portanto, já faz 25 anos que não convivo com a figura materna.
Eu e minha mãe eramos próximas e distantes ao mesmo tempo, por causa da doença dela que fazia ela fugir de muito contato e proximidade.
Ela além da esclerose múltipla, sofria de transtorno obsessivo compulsivo (ainda que à época nós não tivéssemos um diagnóstico conclusivo).


Como eu era e me sentia como filha? Eu era bem obediente e retraída; Porque não conseguia entrar no mundo particular da minha mãe, para compreendê-la melhor.
Ela não se abria muito e nem eu.
Senti falta do exercício do papel de mãe na minha vida, que ela não pode desempenhar.
Estou ciente de que dentro das limitações dela, ela fez o que pode por mim; Porque nada era da sua vontade, nem da minha, que tudo fosse como foi.
Mãe: a vida ficou nos devendo, mas, não cabe a mim julgar o que aconteceu.
Acredito que lá na frente, um dia entenderei o porquê de tudo ter sido dessa forma; Pois, tive que aprender a conhecer e entender a minha mãe, nas entrelinhas da nossa existência.
Existimos uma para a outra, mas, não pudemos desfrutar uma verdadeira relação de mãe e filha.
Essa foi a minha história com ela.




Cida Nuno:


Como fui filha?
Hummm, só minha mãe poderia dizer....😃😃😃😃😃😃😃
Cida Nuno, a filha, com toda certeza, foi a experiência mais louca que ela teve de como ser mãe de um ser inquieto, voltagem 220, "viajante do tempo" mas, acima de tudo, muito filha dela.
A Essência de Cida Nuno, sempre foi do bem. Dos valores e atitudes que absorvi.
Era um Mix da explosão, com a retidão de caráter adquiridos por minha mãe.
Era a filha do Eu Te Amo a qualquer hora, do companheirismo, apesar da inquietação....😃😃😃😃😃😃😃😃

 * Olhando com um olhar de filha, tenho a certeza que ela repetiria a experiência, por mais louca que ela tenha sido....😃😃😃😃😃


Em 1998, ela encerrou por aqui sua missão como mãe e transformou-se em Luz.
Foi chegada a hora de Evoluir. Bom, ela esqueceu de me ensinar como era viver sem ela.
Tive que aprender sozinha. Confesso que foi e é uma experiência complicada, dura.
Lógico, os anos passam, vem o amadurecimento e a compreensão,  aceitação.
Em minha ótica particular, acredito na Imortalidade do Espírito e em um futuro reencontro.
A ausência física, não significa a falta de conexão, o fim do laço 🎀 de amor.
Isso é Intocável!
Jamais saberei como teria sido se  eu não tivesse a mãe que tive.
Mas, tenho a certeza de que Cida Nuno é o  ser humano que é, por causa dela.
Enfim, fui aprovada como filha! 😊😊😊😊😊😊😊😊😋
Uma Homenagem a Minha Mãe:

Virgínia Rosa - A Flor

A flor de que era feito o nosso amor
Molho-se com a chuva
Gelou de tanto frio e mesmo assim
Não se quebrou

Oh! flor
Se lhe maltrataram só por mal
Torna-se um translúcido cristal
Se lhe vem com crueldades
Exalta teu perfume pra toda cidade

Oh! flor
Nascida de um peito sem graça e sem jeito
Sem nenhum espinho
Somente carinho e amor

Oh! flor
A flor de que era feito nosso amor
Molhou-se com a chuva
Gelou de tanto frio e mesmo assim
Não se quebrou

Oh! flor
Mesmo em pleno mar de imensa dor
Queime tua chama com fervor
Se a morte a levar na correnteza
Brilhará no céu mais uma nova Estrela
Flor

Mesmo se os anos passarem ciganos
mesmo que os homens esqueçam tua cor
A flor de que era feito o nosso amor
Molhou-se com a chuva
Gelou de tanto frio e mesmo assim...
Desabrochou!

                                                   https://youtu.be/U18fjh_FA6A



Ângela Nuno:




DINÂMICA: A FILHA QUE FUI...

Antes de abordar o tema da Dinâmica,  impossível não falar como foi minha mãe ou na verdade, como ela é, pois, se ela  vive  em meu 💖, não foi a lugar algum.

Minha Mãe foi Gigante, Imensa, não por ter sido minha mãe, mas antes disso, ela foi um ser humano Extraordinário! Compreendi o significado do Amor com ela.
Aprendi, o valor do perdão, da humildade, generosidade, afeto, simplicidade, da gratidão, com ela. Descobri com minha mãe, a força da fé e do Amor a Deus.
Ela, viveu aqui uma experiência humana, sendo, verdadeiramente, Humana.
Por isso, posso dizer e afirmar, não como autopromoção, mas, quando olho minha trajetória como filha, orgulho-me da filha que fui, e do ser humano que procuro ser.
Jamais serei como ela foi, mas, sinto que em sua jornada por aqui, ela também levou o melhor de Angela como filha.
Vivi uma Experiência Fantástica com essa troca de afeto e aprendizado.
 🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻

A MINHA MELHOR PARTE...

É parte que não parte,
Que está além do tempo,
Do sentido do amor.

A MINHA MELHOR PARTE...

É parte da essência,
Dos valores adquiridos,
De tudo aquilo que sou.

 A MINHA MELHOR PARTE...

É parte da Luz,
Do caminho a seguir,
Da estrela 🌟 no céu,
Da ligação com Deus.

A MINHA MELHOR PARTE...

Está além do que sou,
Está além do amor,
Está além da flor, 🌻
Está além de tudo,
É a melhor parte,
É  minha mãe! ❤🌻


A MINHA MELHOR PARTE...



Regina Gesteira:

O que posso falar de mim em relação a minha mãe? É que sempre fui uma boa filha, obediente, companheira e sempre estive presente na vida dela.
Minha mãe nunca foi de abraçar e beijar as filhas, a forma dela de dar amor, era não deixar faltar o essencial.
Ela só passou a perceber a diferença ao ver meu relacionamento com a minha filha.
No início, ela achava exagero tantos carinhos trocados, mas depois se acostumou, e eu, que adoro dar carinho, à trato do mesmo jeito que trato minha filha, abraço, beijo, elogio...
Nos tornamos confidentes rs.
Acho muito bacana porque demonstra a confiança dela em mim.
Hoje, entendo e respeito a dificuldade que ela teve em lidar com o sentimento de amor e carinho.
Ela perdeu a mãe muito cedo (quando tinha 9 anos), foi morar com a madrasta, que não deu a ela amor materno, aquele amor que acalenta, protege e dá o abrigo que um filho precisa.












Eu, Fátima Abreu:


Fui desejada como filha, a primeira dos 3 rebentos de minha mãezinha Abigail.
Recebi amor, atenção. Principalmente, por ter sido uma criança que vez por outra, surgia um problema de saúde, mais sério...
Ela estava ali do meu lado sempre.
Me deu uma educação voltada para os moldes tradicionais da família. E com atributos de caráter e compaixão pelo próximo.

Eu, como filha: Retribuí tudo que recebi nesses anos.
Ela mesma diz aos conhecidos, que sempre fui boa filha.
Pena, morarmos longe atualmente, e só nos virmos umas 3 vezes no ano, e também Natal.
Entretanto, telefonemas e as chamadas de vídeo pelo whatsapp, dão um jeitinho nisso...
Agradeço à Deus que ainda tenho minha mãezinha por aqui!
Ela é uma alma boa e solidária. Tem um jeitinho meigo de conquistar as pessoas... ;)


A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, área interna e comida

Minha Mãezinha Abigail

Graças à Deus a tenho ainda aqui!
Eu e meus irmãos temos essa sorte.
Recebemos do Alto um anjo na Terra!
Que vive em função do Amor e de amar...
E para os dias vindouros, esperamos sempre poder com a senhora estar!
Te amamos e sabe disso.
Bem, somos tão parecidas em tantas coisas...
E tão diferentes em outras!
Isso nos faz apreciar o que cada uma difere.
Passe esse e outros dias, com saúde, paz e alegria.
Da filha que te ama:

Fátima Fatuquinha Abreu








 

5 comentários:

  1. De todas as Dinâmicas que participei, essa foi a que mais me emocionou.
    Sentimentos aflorados, Histórias, Amor!

    Gratidão!


    ResponderExcluir
  2. A Dinâmica que mais fiquei emocionada!
    Alguns sentimentos, ficam guardadinhos em alguma caixinha do coração. Em momentos assim, abrimos a caixinha e eles voam...
    Amei cada História!

    Meus sentimentos voaram, além do tempo e do espaço.....

    Desabrochou!

    ResponderExcluir
  3. Regina Gesteira, você trouxe mais uma linda História para abrilhantar nossa Dinâmica!!
    Amei cada uma!!

    ResponderExcluir